Agbook

A voz passiva na fala do ex-presidente Lula:

Esta página foi vista 153 vezes desde 14/06/2017

uma estratégia de sombreamento discursivo

Por: HYLEA VALE

A Gramática das Construções é uma teoria da linguagem que se preocupa com a natureza da competência linguística do falante, analisando a integração entre estruturas da língua e processos cognitivos, sendo, portanto, centrada no ser humano. Em sua versão da Gramática das Construções, Adele Goldberg (1995) postula que sentenças básicas são construções, na medida em que correspondem a pareamentos forma-significado que existem independentemente dos verbos instanciados. É nesse contexto que este livro se propõe a investigar a estrutura passiva da língua cuja relação forma-significado propõe enfraquecer os participantes de cenas enunciativas por meio de uma estratégia discursiva denominada sombreamento, nos moldes goldbergianos. Na cena política, encontra-se ambiente fértil para a investigação desse fenômeno, devido à premência dos enunciadores desses eventos comunicativos em não explicitar os participantes discursivos, sempre que isso os favorece politicamente. Em se tratando de universo político, é o presidente da República o mais exposto a interlocuções, portanto utilizaram-se as entrevitas do ex-presidente Lula, disponibilizadas no site oficial do governo www.info.planalto.gov.br, catalogadas em tipologias, de julho a dezembro de 2005, 2006 e 2010, respectivamente, período do “mensalão”, reeleição e eleição de Dilma Rousseff. A observação e análise dos dados recaíram sobre esses três períodos marcantes na trajetória política de Luiz Inácio Lula da Silva; períodos tensionados, em que busca manter o Partido dos Trabalhadores (PT) no comando do País apesar das denúncias de corrupção. Em decorrência disso, torna-se um período favorável a construções que levam ao escamoteamento dos agentes, conforme observado ao longo do desenvolvimento do texto, ratificando ser a construção passiva analítica uma estratégia de sombreamento dos agentes discursivos, empregada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 34,11

Ebook (PDF)
R$ 9,69

Tema: Educação, Diversos Palavras-chave: construções, das, discurso, gramática, passiva, político, voz

Características

Número de páginas: 84
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
ISBN: 978-85-923005-0-0
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.