Agbook

Curadores feridos e outros frankensteins

Quinze apostas nos opostos

Por: Rogério Costa Migliorini

Uma das formas de se criar imagens de monstros é misturar em uma mesma criatura características corporais de duas espécies diferentes como, por exemplo, de ave e cavalo, peixe e leão, árvore e pessoas.

Ora, essa combinação sugere que há nos corpos e comportamentos dos monstros fictícios, senão um combate entre facetas discordantes, uma estranheza causada por tal união.

Metaforicamente, choque ou bizarrice semelhante se dão nas doenças, pois são a causa da marginalização de culturas e pessoas ao classificá-las, entre outros adjetivos de monstruosas, esquisitas, primitivas ou impuras.

Tendo isso em mente, assim como o fato de outra ênfase deste livro ser a arte, a cura seria a integração desses aspectos em um todo orgânico, a arte o condutor do processo e, seu resultado concreto.a ativação e o fortalecimento da criatividade.

Tal abordagem recomenda este livro a leigos, estudantes e profissionais de áreas tão diversas como Medicina, Biologia, Psicologia, Fisioterapia, Artes (Artes Plásticas, Música, Teatro e Dança), Arte-terapia, Terapia Ocupacional, Educação, Educação Física, Sociologia, Antropologia e Ciências da Religião. Enfim, áreas e pessoas cujo foco é a intersecção desses campos ou, em outras palavras, de ângulos diversos.

Note que o blog Centauros Feridos<rodadecura.wordpress.com> foi desenvolvido em paralelo com o livro e amplia o alcance do produto impresso por conter assuntos a ele relacionados e permitir o uso de recursos como galerias de imagens, arquivos de som, vídeos e direcionamento a links úteis.

Vale ainda dizer que o ensaio final é uma análise crítica de uma das criações de José Saramago, As intermitências da morte. Assim, os temas da doença e da morte – isto é, do limite ou da real dimensão da vida e do corpo humanos – associados à criatividade e à arte, iniciam e encerram este livro.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 51,07

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Artes, Não Ficção, Corpo, Mente E Espírito, Novo Pensamento Palavras-chave: criatividade, curadores, ferida, frankenstein, hibridação, integração, limite, opostos

Características

Número de páginas: 228
Edição: 1(2012)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.