Original

Agbook

Original

KARAJÁ

Antropologia & Direito (II)

Por: Edir Pina de Barros

Ao longo de minha vida profissional, desde 1986, realizei vários laudos histórico-antropológicos, na condição de perita de Juízes, relativos a processos que envolvem terras destinadas ao usufruto de povos indígenas e quilombolas, regularizadas ou em processo de regularização. Neste livro apresento, com pequenas adaptações, o Laudo Pericial Histórico-Antropológico referente a uma Ação Possessória que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a União Federal moveram em desfavor de terceiros, objetivando a reintegração de posse aos Karajá de parte da Terra Indígena São Domingos – município de Luciara (MT) – regularizada e a eles destinada.

Como no laudo judicial, este livro está organizado em três partes. A primeira é introdutória e nela têm-se os conceitos básicos utilizados, as principais fontes pesquisadas e informações acerca do trabalho de campo. Na Parte I têm-se informações sobre os Karajá, sua história e organização social, sublinhando pontos importantes à compreensão de seu universo de sociabilidade, sobretudo aqueles que iluminam a questão da dinâmica sócio-espacial e sua lógica, informações estas imprescindíveis à análise de temas sobre os quais aqui se debruça: identidade, cultura e territorialidade. Já a Parte II é dedicada às respostas aos quesitos formulados pelas partes. Buscou-se, com esta publicação, disponibilizar esse Laudo aos estudantes, pesquisadores e professores universitários, sobretudo das áreas de Antropologia e Direito.

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 31.73 por:
R$ 27,18

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Ciência, Antropologia, Estudo Das Minorias, Estudos Da Etnia Palavras-chave: antropologia, direito, karajá., terra, Índios

Características

Número de páginas: 139
Edição: 1(2012)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-919887-5-4
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.