Agbook

ASSIM FALOU SIGMUND

Freud Implica

Por: Organizado por José De Marqui

Todo interessado em psicanálise terá pela frente um desafio: conhecer a obra de Sigmund Freud.

A maneira mais organizada de enfrentá-lo, a meu ver, será utilizar-se da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, editada pela Imago. São vinte e quatro volumes.

Quando estudante de psicologia, lancei-me a esse desafio. Logo de início, porém, verifiquei que as bases da teoria psicanalítica estão distribuídas ao longo de toda a obra de Freud. Assim, para saber, por exemplo, o que ele diz sobre a Sexualidade Infantil, o Complexo de Édipo ou sobre o Inconsciente, não basta ir a algum volume específico, mas sim teremos de manuseá-los todos. Ora, imaginem quanto tempo leva para se ler do primeiro ao último volume. São quase sete mil páginas. São tantas informações interessantes, que nos perdemos, encantados, no caminho.

Decidi, então, para facilitar o percurso, categorizar a obra em alguns grandes temas. Assim, fui marcando e transcrevendo o que entendia ser mais significativo de cada tema selecionado.

À medida que ia desenvolvendo este trabalho, fui anotando o que, a meu ver, mais representa o pensamento freudiano. Decidi, então, dividir o prazer desta leitura com quem se interessar, na forma deste livro. São frases e trechos que vão nos apresentando a técnica, a teoria e a alma desse revolucionário encantador. Cito algumas:

... “O ego não é o senhor da sua própria casa.” VOL.XVII, PG. 153.

... “Chamamos de psicanálise o processo pelo qual trazemos o material mental reprimido para a consciência do paciente.” VOL. XVII, PG. 173.

... “As Pedras Angulares da Teoria Psicanalítica.

... “A fórmula que, no fundo, melhor atende à essência do sonho é esta: o sonho é uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido). ” VOL.XIX, pg.224.

... “na vida mental, nada do que uma vez se formou pode perecer.” VOL.XXI, PG. 78.

... “A única força motivadora de nossa vida mental é a libido sexual.” VOL.XIX, Pg.317.

... “O homossexualismo nas mulheres, que certamente não é menos comum que nos homens, embora muito menos manifesto, não só tem sido ignorado pela lei, mas também negligenciado pela pesquisa psicanalítica.” VOL.XVIII, Pg.159.

... “Em geral, empreender a conversão de um homossexual plenamente desenvolvido em um heterossexual não oferece muito maiores perspectivas de sucesso que o inverso; exceto que, por boas e práticas razões, o último caso nunca é tentado.” VOL.XVIII, Pg.162.

JOSÉ DE MARQUI, psicanalisa, atende à Av. Sao Geraldo, 151 (entre a 4 e a 3, defronte ao Parque Infantil), em Araraquara.

Tel. 16 997071178

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 37,78

Ebook (PDF)
R$ 13,99

Tema: Psicologia, Ciência, Ciências Humanas E Sociais, Psicologia Aplicada, Psicologia Clínica, Saúde Mental Palavras-chave: castração, ego, id, sexualidade, sonho, superego., Édipo

Características

Número de páginas: 154
Edição: 1(2013)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (1 comentários)
31/07, 12:38 h
luvimacos
Ok, amigo! Eu também fiz assim. E como resultado eu escrevi um livro de autoconhecimento. Poderá conferir em https://www.clubedeautores.com.br/authors/87145 Gostei, estou marcando 5 estrelas e comprarei o seu livro quando tiver o ISBN. Entre em contato comigo para falarmos sobre isso..

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.