Agbook

A Teoria do Design Inteligente para Crentes de todas as Crenças

Por: Lewton Burity Verri

Será a Bíblia um manual de maus costumes?

José Saramago era um escrito português, prêmio Nobel de literatura de 1998 - para ele a bíblia era “um manual de maus costumes"...

Creio que não devemos ficar só com essa opinião. Com o agravante dele só admitir a existência de Deus, apenas, dentro de sua cabeça. Se ele ganhou o prêmio Nobel de literatura, então é possível que tenha vindo de Deus que está em sua cabeça.

Mas, em 2006 o instituto Gallup fez, nos EUA, um levantamento sobre o criacionismo, constatando que 46% dos americanos acreditavam no criacionismo, ou na frase "deus criou o homem em sua atual forma há pelo menos 10.000 anos". Enquanto 36% acham que deus guiou o processo de evolução. Apenas 13% acreditam que o homem é resultado de um processo evolutivo de milhões de anos - sem intervenção divina.

Criacionismo - é um movimento que defende que a terra e o universo foram criados como a bíblia conta, palavra por palavra. Ao lado dos criacionistas estão os defensores do desenho inteligente, que atacam a teoria da evolução.

Darwinismo - é o conjunto de teorias baseadas nos trabalhos de Charles Darwin e Alfred R. Wallace, que indica um ancestral comum a todos os seres da terra e a seleção natural com a manutenção dos seres mais adequados ao ambiente em que vivem.

O embate: entre aquele movimento e a ciência os criacionistas, e em especial os defensores do desenho inteligente, dizem que o darwinismo está cheio de falhas e que tudo não passa de uma teoria; contudo, até hoje não conseguiram provar que suas proposições - como uma idade de 10.000 anos para a terra - estão corretas, enquanto a teoria da evolução já foi testada muitas vezes em cem anos.

Terminologia básica - consulte para conhecer os termos na wikipedia.

Mas quem somos nós para nos intrometer num embate desse vulto?

Em verdade somos engenheiros, com um condicionamento de dezenas de anos em soluções reais de engenharia. Na história humana bilhões de soluções de engenharia favoreceram a evolução das espécies. Do parafuso ao avião. Do abridor de latas ao computador. Do metal resistente ao navio. Do clip ao chip. Do motor elétrico à turbina.

Um engenheiro é um obreiro de fé. É também um designer inteligente.

Não pretendemos representar a engenharia como um todo, do Brasil e do mundo, nem expressar a opinião de uma classe de profissionais a respeito de um tema íntimo e reservado.

Como engenheiros o que dissermos aqui, por escrito, será segundo nossa experiência de vida, e sabedoria acumulada em quase 50.000 horas de estudos em ciências exatas e na criação de objetos úteis a humanidade no mundo real.

Seria maravilhoso para mentes preguiçosas e grupos sociais de malandros que a bíblia fosse o único manual de sobrevivência humana na terra.

A bíblia sagrada a qual temos familiaridade, desde crianças, tem fragmentos de epopéias, narrações propriamente históricas, listas genealógicas, narrações episódicas ou romanceadas, oráculos proféticos e sermões, textos legislativos, poemas e orações, ensaios filosóficos, cantos de amor, cartas. Mas, não é um livro científico. E nem uma referência de literatura. Deve ser lido com o espírito "aberto", captando-se as metáforas...

A bíblia sagrada armazena apenas os testemunhos da evolução da religião do verdadeiro deus ao longo da história do povo hebreu - com o monoteísmo.

Em engenharia temos muitas "bíblias", que são os manuais handbooks, de metalurgia, de química, de eletrônica, de mecânica, de mecatrônica, de biologia, de botânica e etc. Esses sim são livros científicos. Sem esses manuais e sem os engenheiros o mundo pára, regride ou se extingue. Se os criacionistas forem engenheiros o mundo poderá se prolongar por mais tempo - mas sob qual tempo? O tempo real ou o tempo "bíblia-graficamente" calculado à luz do oráculo?

Diz-se que a fé remove montanhas. Pela engenharia a fé não remove montanhas, pois isso só ocorrerá se diversas ações coordenadas e agrupadas puderam ser efetivadas com a fé motivadora.

Impresso
R$ 52,67

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Ciência, Filosofia, Religião, Bíblia, Ciências Da Terra, Filosofia / Religião Palavras-chave: criacionismo, criaturas, criação, darwin, darwinismo, design, inteligente, teoria

Características

Número de páginas: 195
Edição: 1(2013)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.