Agbook

NÓS "OTROS" em CORDEL...

Paraíba em (Re)Vista - João Pessoa (Re)Visita(do) - 2ª Edição

Por: TIBOR SIMCSIK & YDAMI RANTRAS

Uma frase poética atinge o coração. Mas uma poesia, aquela chamada poética, formada por um rótulo identificado pelos acadêmicos da língua portuguesa como Literatura de Cordel, passa pelo coração mas marca, como uma sombra, a alma será a nossa inspiração que podera ser estudada como uma:* QUADRA, a capiria, embolaba ou matuta, simples nas suas estrofes de quatro versos, esquecida pelos repentistas e cordelistas, que se sofisticaram e deixaram de lado as rimas cada duas linhas, saltadas ou contínuas, ou em toda a poesia. Surge no seu lugar a: * SEXTILHA, de seis versos de seis pés, colcheia ou repentes, no ritmo do baião, mas que alguns “experts” alteram para a desconhecida * SEPTILHA de sete versos; setena (de sete em sete), quase um Teatro, ou no caso Cordel do Absurdo, do humilhado, do pânico, do oprimido com semelhantas ao Surrealismo de Augusto Boal. Mas o sentido completo da Literatura de Cordel acontece os versos chamados de , * OITAVA ou oito versos, pés ou oitavas-em-quadrão ( duas quadras com sete sílabas, originado a poesia mais conhecida e popular ou seja, o * QUADRÃO, onde os três primeiros versos rimam entre si ( quarto com oitavo, quinto,sexto e sétimo entre si ) sendo encerradas por verso pré-estabelecido.

* Vamos deixar para o pessoal da Academia, estudar a DÉCIMA, tão a gosto na glosa dos motes, nas pelejas e no corpo de romances, em desdobramentos sem fim. Em alguns casos até o MARTELO heróico ou satírico chega até aos desafios, com nomes agalopado ou galope à beira-mar. No final e antigos aparecem a REDONDILHA, CARRETILHA, sempre com regras da métrica, na sinalefa, sinérese, sempre na busca de rimas consoantes ou toantes.

*, Quem sabe que neste trabalho, possamos encontrar um verso de pé quebrado ( aquele mal feito, nunca errado), brancos e brandos, outros rimados, outros soltos, procurando o gosto do freguês, a alma do escritor e no fim, fazer história como parte e o todo.

* JP na zona ou João Pessoa no governo, Qualquer que seja a escolha é mexer em um grande vespeiro político e resulta numa nuvem negra que desenha no ar todo o ódio de uma colmeia.

* Mexer em LITERATURA DE CORDEL resulta buma chuva branca de criatividade que desenha em páginas virgens todo o amor da história e do autor.

* Um CORDEL sustentando um vespeiro pode ser a senha deste livro, pois no passar das páginas a LITERATURA começa a (re)(descobrir e a balançar (re)conhecimentos feitos de SOMBRAS de uma família, graças aos depoimentos dos envolvidos direta ou indiretamente.

* João Pessoa ou JP é o fundo de luz no romance que produz as SOMBRAS, reais ou imaginárias, trêmulas, disformes, lançadas em qualquer lugar, provocando todos os tipos de reações.

* No primeiro momento a cólera seguida pela paixão, passando pela vingança e dor para terminar no amor e no carinho.

* Boa Leitura. Neste e nos outros cinquenta livros do autor...

Impresso
R$ 48,08

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Ciência Política, Comunicação & Socialismo, Liberdade Política & Segurança, Realismo Fantástico, Não Ficção, Política Cultural Palavras-chave: caldas, cangaceiros, cordel, coroneis, dantas, empresária, extrusão, joÃo, literatura, milicias, peregrino, pessoa, pet, políticos, volantes, Índios

Características

Número de páginas: 286
Edição: 2(2019)
Formato: A5 148x210
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.