Agbook

O ÁLAMO

A Última Fronteira

Por: RICARDO N. BORGA

O Texas era uma região pertencente à Espanha, que se tornou parte do México, em 1821, quando este conquistou sua independência. Neste período, os Estados Unidos eram um país próspero que crescia a passos largos e ocupava parte do Texas através de colonos que pra lá migravam em busca de novas terras para povoar. O conflito entre os Estados Unidos e o México teve início com a Revolução do Texas que era uma disputa pela posse da região, fato que resultou na captura do Forte Álamo pelos texanos, comandados pelos estadunidenses, que declararam a independência do Texas vindo a se tornar parte dos Estados Unidos.

A Revolução do Texas, ou Guerra de Independência do Texas foi um confronto entre o México e colonos na porção texana do estado mexicano de Coahuila y Tejas. A guerra ocorreu de 2 de outubro de 1835 a 21 de abril de 1836, embora as hostilidades no mar tenham se prolongando até 1840.

Em 1836 o presidente general Antonio López de Santa Anna decide expulsar os texanos definitivamente do Texas. Para detê-lo o general Sam Huston precisa de tempo e ordena que o coronel William Travis defenda uma pequena missão na rota dos mexicanos. A reduzida tropa de Travis recebe o reforço de grupos que acompanham Jim Bowie e Davy Crockett, mas a situação se torna desesperadora. Travis deixa claro que não haverá vergonha se eles partirem enquanto podem, mas cento e oitenta e cinco homens decidem fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

O Forte Álamo foi construído e fundado no século XVIII, mais precisamente em 1718, na cidade do Texas que pertencia à Espanha, por enviados da Missão San Antonio de Valejo que foi uma das primeiras expedições comandadas pela Espanha naquela região. O objetivo deste forte era o de proteger os índios que ali habitavam e que estavam passando pelo processo de catequização.

A Batalha do Álamo foi travada entre o exército mexicano comandado pelo presidente general Antonio López de Santa Anna e o exército texiano após um cerco de treze dias a Missão do Álamo próximo à localidade de Santo Antonio de Bexar, e é considerado nos Estados Unidos, como o evento crucial na Revolução do Texas.

Todos os defensores foram mortos. A crueldade percebida de Antonio López durante a batalha inspirou muitos texanos ambos os colonos do Texas e aventureiros dos Estados Unidos para se juntar ao exército texiano. Estimulado por um desejo de vingança, os texianos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.

Impresso
R$ 44,97

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Geografia E Historia, Américas, Historiografia, México, Fotografia Palavras-chave: história/guerra

Características

Número de páginas: 166
Edição: 1(2014)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.