Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A INFECÇÃO DA ALMA

Esta página foi vista 1018 vezes desde 22/11/2014

Um estudo sobre a imoralidade no período do Estado Novo

Por: ALBERT DRUMMOND

Porque certos valores morais são definidos como virtudes dentro de uma sociedade? Quem define e classifica as condutas? A moralidade se legitima através da religião ou da política? Talvez através das duas? O conceito de imoral parte de onde? A sociedade vive as condutas morais de forma natural ou somente porque lhes são impostas? O ser humano é naturalmente mau, como diz Hobbes (1988) ou naturalmente bom, como entendia Rousseau (1965)? Ser ou não ser, eis a questão.

Em meio a tantos questionamentos e a tantas incógnitas, a questão da moral se tornou recorrente dentro dos meus estudos, que sempre foram direcionados para a compreensão desse tema. Acredito que entender a moral é antes de tudo compreender parte de quem somos, e quem somos, no meio social, porque moralidade e imoralidade dizem respeito, no fim das contas, aos nossos comportamentos cotidianos. Cabe saber, no entanto, se nossos comportamentos são guiados, definidos e estipulados por forças institucionais ou se tendemos a agir de forma natural e livre.

A Infecção da Alma foi o título da dissertação do autor, que recebeu o título de Mestre em 2014 pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seu orientador Rodrigo Coppe Caldeira foi grande responsável para que este estudo pudesse ser realizado.

Buscando compreender o papel da Igreja na sociedade mineira, o autor confrontou dados em periódicos e constatou que a Igreja utilizou da imprensa para reafirmar uma doutrina moral "condenada" pelos avanços da modernidade. Num período de mudanças e consolidações políticas como foi o Estado Novo como era vista e combatida a imoralidade trazida pelos ideários modernos?

A Infecção da Alma tenta responder estas questões e parte do princípio de que a compreensão e o aprendizado sobre nós mesmos é e deve ser a melhor fonte para a uma boa moral.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 43,23

Ebook (PDF)
R$ 20,30

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Ciências da Religião, Geografia E Historia, América Latina, Américas, Sociologia Da Religião Palavras-chave: católica, estado, imoralidade, imprensa, moral, novo.

Características

Número de páginas: 268
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-1503275058
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.