Agbook

A EXPERIÊNCIA DE PENTECOSTES E A SANTA MISSA

Por: Fernando J A Nascimento

A identidade do Movimento Carismático Católico encontra na experiência denominada como "Batismo no Espírito Santo" - como consta nos estatutos dos Serviços Internacionais da RCC que foram aprovados pela Santa Sé - o seu coração. Se é infalível dizer que nenhuma experiência com Jesus Cristo é puramente pessoal e subjetiva, porque sempre se trata, ao mesmo tempo, de uma experiência eclesial, é correto concluir também que o "Batismo no Espírito Santo", enquanto experiência crítica e de sentido, transforma a vida do fiel que a vive - na dimensão subjetiva - e, no contexto eclesial, no "nós cremos" da Comunidade dos Discípulos - na dimensão objetiva - ele se orienta a transformar o Culto Cristão.

Embora tenhamos no cajado de Pedro o referencial visível da nossa unidade em Cristo – tanto espiritual quanto doutrinária – nós sabemos que nossa unidade não é uniformidade, mas comunhão na diversidade. Há diversidade de carismas, de apostolados, de missões e até de visões teológicas, mas aquilo que harmoniza e traz a comunhão entre todos nós é a santa obediência ao Primus Inter Paris, àquele que recebeu de Cristo o poder e a missão de confirmar os seus irmãos (cf. Lc 22, 32), o Papa.

O problema é que, infelizmente, a obediência de muitos é seletiva (portanto, falsa!): Eu obedeço àquilo que, previamente, eu concordo. E assim, quando o pronunciamento do Papa corrobora com as premissas previamente defendidas... abundam os posts (em tempos de internet) e as afirmações do tipo “Roma locuta, causa finita”. Quando, por outro lado, o pronunciamento do Papa não está dentro das premissas previamente estabelecidas como “a verdade” ... ou ficam indiferentes ou passam a buscar “embasamentos” para minar a autoridade do Papa, do tipo “isto é apenas uma opinião dele, que teve uma escola progressista ou tradicionalista”, etc. Muitos grupos que “posam” de obedientes não passam de oportunistas; bradam aos quatro ventos a sua catolicidade, mas pecam num princípio tão basilar como este: A fé na ação de Deus por meio do Magistério atual, que interpreta as Escrituras, a Tradição (que é viva) e que nos apresenta a doutrina no hoje da Igreja.

Diante de tradicionalismos e “aggiornamentos”, a Renovação Carismática Católica deve fixar os seus olhos no cajado de Pedro construindo sua casa sobre a rocha.

A Renovação Carismática Católica, enquanto “corrente de graça”, está orientada a avivar o modus orandi dos católicos. As celebrações litúrgicas são o principal momento, o ápice da oração católica. Portanto, se a Renovação Carismática não se orienta para o avivamento litúrgico, ela não cumpre o seu propósito na vida da Igreja.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 36,71

Tema: Devocional, Teologia, Vida Cristã Palavras-chave: carismática, liturgia, missa, rcc, renovação

Características

Número de páginas: 167
Edição: 2(2014)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-918769-0-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.