Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Alfabetização Musical: A Disputa das Notas Musicais

Por: Marcelo Torca

Há várias formas de jogar esse jogo, a primeira é utilizando as folhas com pautas das claves ou da percussão, a segunda maneira é utilizar um tabuleiro, onde vai ser preciso usar pinos ou sementes para fazer a marcação. E dentro dessas duas formas há variações.

1. Notas nas linhas e espaços: utilizando os tabuleiros, é preciso ocupar as notas nas linhas e espaços, quem fizer isso primeiro ganha, são cinco linhas e quatro espaços, e é preciso informar o nome da nota ou figura no caso da percussão, ao errar, passa a vez. A percussão pode ter no mesmo lugar, variações nas indicações.

2. Sequência das Notas: Quem formar primeiro uma sequência de oito notas, ganha, é preciso identificar cada nota colocada, ao errar, passa a vez. A sequência é entre linha e espaço. Utilize os Tabuleiros.

3. Formando Acordes: quem formar cinco acordes primeiro ganha, não pode repetir o nome, para formar um acorde, basta unir três sons diferentes. No caso da Percussão, não vai formar acordes, mas vai unir três sons diferentes. Utilize os Tabuleiros.

4. Valores das Figuras: Ganha quem tiver a soma maior, veja os valores a seguir:

Utilizando as folhas com pauta, a de percussão, sorteie para cada participante a figura que deverá escrever, após 4 figuras, é só fazer a conta, e quem tiver a soma maior, ganha. O sorteio pode ser através dos dedos, cada um coloca uma quantidade que queira de dedos de uma mão, e seque-se a sequência das figuras rítmicas acima, onde parar, é a figura que se deve escrever.

5. Valores das Notas e Figuras: ganha quem tiver a soma maior. Utilizando as pautas das claves, deve-se escrever 10 notas, sendo que cada nota será sorteada uma figura para cada um, as notas não podem se repetir, e se isso ocorrer, os pontos são perdidos daquela nota repetida. Mas para valer os pontos, é preciso falar corretamente o nome da nota, caso contrário, perde-se os pontos da nota falada errada.

6. Compasso de Quatro Tempos: Ganha o jogo quem tiver a maior quantidade de notas, De 1 a 4 compassos, fica a escolha, cada participante vai escrever notas no compasso, sendo que não pode ultrapassar o número de 12 notas, não pode repetir mais do que 3 vezes a mesma figura, os erros são punidos com a perda dos pontos da nota errada. O compasso é uma divisão rítmica da música, e vai de uma barra a outra. As pautas das folhas, geralmente tem 4 compassos por pauta.

7. Compondo Música: Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes.

Impresso
R$ 29,47

Ebook (PDF)
R$ 12,92

Tema: Didáticos, Infantil, Música, Exercises, Instrução & Estudo, Popular Palavras-chave: alfabetização, figuras, marcelo, musicais, musical, notas, ritmo, torca

Características

Número de páginas: 34
Edição: 1(2016)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Espiral c/ acetato
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.