Agbook

ÍON

DOS DIÁLOGOS DE PLATÃO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

O Ion é o mais curto, ou quase o mais curto, de todos os escritos que carregam o nome de Platão, e não é autenticado por nenhum testemunho externo adiantado. A graça e a beleza deste pequeno trabalho fornecem a única, e talvez suficiente, prova de sua genuinidade. O plano é simples: O interesse dramático consiste inteiramente no contraste entre a ironia de Sócrates e a vaidade transparente e o entusiasmo infantil do rapsodo. O tema do Diálogo pode ter sido sugerido pela passagem das Memorabilia de Xenofonte, em que os rapsodistas são descritos por Eutêmio como "muito precisos sobre as palavras exatas de Homero, mas muito idiota".

Ion, a rapsódia acaba de chegar a Atenas; ele tem exposto em Épiturus na festa de Asclépio, e tem a intenção de exibir na festa da Panathenaea. Sócrates admira e inveja a arte do rapsodo; pois ele está sempre bem vestido e em boa companhia, em companhia dos bons poetas e de Homero, que é o príncipe deles. No curso da conversa, a admissão é deduzida de Ion que sua habilidade é restrita a Homero, e que ele não conhece nada de poetas inferiores, como Hesíodo e Arquíloco; - ele se ilumina e está bem acordado quando Homero está sendo recitado, mas é Apto a dormir nas recitações de qualquer outro poeta. "Contudo, certamente, aquele que conhece o superior deve conhecer também o inferior: quem julga o bom orador é capaz de julgar o mau. E a poesia é um todo; E aquele que julga a poesia pelas regras da arte deve ser capaz de julgar toda a poesia ". Isto é confirmado pela analogia da escultura, da pintura, da flauta e das outras artes. O argumento é finalmente trazido para casa à mente de Ion, que pergunta como essa contradição deve ser resolvida.

Impresso
R$ 51,44

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Artes, Filosofia, Mensagens, Bem & Mal, Ética E Filosofia Moral, Ocidental Palavras-chave: filosofia, platÃo, socrates

Características

Número de páginas: 45
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.