Agbook

ALCIBÍADES

DOS DIÁLOGOS DE PLATÃO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Há um espírito comum nos escritos de Platão, mas não uma unidade de desenho no todo, nem talvez uma unidade perfeita em qualquer Diálogo. A hipótese de um plano geral que é elaborado nos diálogos sucessivos é um pós-pensamento dos críticos que atribuíram um sistema a escritos pertencentes a uma época em que o sistema ainda não tomara posse da filosofia.

Procuramos nos aproximar de Platão de um ponto de vista oposto ao seu. O objetivo é representar Platão como o pai do Idealismo, que não deve ser medido pelo padrão do utilitarismo ou qualquer outro sistema filosófico moderno. Ele é o poeta ou criador de ideias, satisfazendo os desejos de sua própria idade, fornecendo os instrumentos de pensamento para as gerações futuras. Ele não é um sonhador, mas um grande gênio filosófico lutando com as condições desiguais de luz e conhecimento sob as quais ele está vivendo. Ele pode ser ilustrado pelos escritos dos modernos, mas deve ser interpretado pelo seu próprio, e por seu lugar na história da filosofia. Não nos interessa determinar qual é o resíduo da verdade que permanece para nós mesmos. Sua verdade pode não ser nossa verdade, e no entanto pode ter um valor extraordinário e interesse para nós.

Eu não posso concordar em admitir como genuínos todos os escritos comumente atribuídos a Platão na antiguidade. Os críticos alemães procedem principalmente com base em provas internas, colocando demasiada ênfase na variedade de doutrina e estilo, que deve ser igualmente reconhecido como um fato, mesmo nos Diálogos considerados por Schaarschmidt como genuínos. Aquele que admite obras tão diferentes em estilo e matéria como tendo sido a composição do mesmo autor, não precisa ter dificuldade em admitir o Sofista ou o Politicus. (O argumento negativo aduzido pela mesma escola de críticos, que se baseia no silêncio de Aristóteles, não é digno de muita consideração. Por que Aristóteles, por ter citado vários Diálogos de Platão, citou todos eles? Permitido ao acaso e à natureza dos assuntos tratados neles.) Por outro lado, exageram em confiança principalmente no Cânone Alexandrino. Mas dificilmente seremos justificados em atribuir muito peso à autoridade dos bibliotecários alexandrinos numa época em que não havia publicação regular de livros e toda tentação de forjá-los; em que os escritos de uma escola eram naturalmente atribuídos ao fundador da escola. E mesmo sem fraude intencional, havia uma inclinação para acreditar, em vez de inquirir. Muitos aceitariam como genuínos todos os escritos que se encontram nas listas de antigos anciãos atribuídos a Hipócrates, a Xenofonte e a Aristóteles? O cânon alexandrino dos escritos platônicos é privado de crédito pela admissão das Epístolas, que não são apenas indignas de Platão, e em várias passagens plagiadas dele, mas flagrantemente em desacordo com o fato histórico.

O sopro da conversa, o ajuste sutil de pergunta e resposta, o jogo animado da fantasia, o poder de desenhar personagens, o diálogo platônico é tanto um drama como um diálogo, do qual Sócrates é a figura central, e há também artistas menores: a insolência de Thrasymachus, a raiva de Callicles e Anytus, o estilo condescendente de Protágoras, o eu-consciência de Prodicus e Hippias, são todos parte do entretenimento.

Impresso
R$ 54,08

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Didáticos, Educação, Filosofia, Bem & Mal, Ética E Filosofia Moral, Ocidental Palavras-chave: alcibÍades, filosofia, platÃo

Características

Número de páginas: 78
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.