Agbook

MARIE-ANNE

MÃE DA QUÍMICA MODERNA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Os estudos de gênero estão cada vez mais na moda. De particular interesse é a tentativa de recuperar o papel da mulher na sociedade e, particularmente para o mundo da ciência, interessa encontrar cientistas que possam servir como modelos que possam refletir os nossos alunos em sala de aula.

As mulheres contribuíram com seus conhecimentos ao longo da história da humanidade no mundo da Ciência, a exemplo de Teano diretora da escola pitagórica no século VI a.C.; Hipatia, a grande cientista da escola de Alexandria; Maria Agnes, matemática italiana do séc. XVIII; Sophie Germain, com contribuições à teoria dos números e aos estudos da elasticidade; Mary Sommerville, matemática e astrônoma do século XIX; Emmy Noether, algebrista do início do séc. XX; Maria Wonenburger, a primeira matemática portuguesa que conseguiu uma bolsa Fullbright para EUA; etc. Em nenhum dos casos citados, até o momento, contempla-se a figura de Marie Anne Paulze como uma cientista a utilizar como exemplo na sala de aula.

Marie-Anne Paulze Lavoisier apresenta semelhanças com a figura de Caroline Herschel. Ambas mulheres nasceram na década de 1750 e viveram mais de 80 anos. Ambas eram ricas e inteligentes; portanto, com meios para formar-se intelectualmente e poder praticar a sua ciência sem limitações.

Ambas influenciaram homens: Caroline ao seu irmão, enquanto que Marie-Anne ao lado de Antoine Laurent Lavosisier.

É também muito diferente o comportamento vital de ambas cientistas, depois de ficarem sozinhas. Caroline ficou sozinha quando seu irmão William casou, e viveu dedicada à astronomia; até para além dos 50 anos não conseguiu o reconhecimento oficial de cientista; mas conseguiu. Marie Anne trabalhou sempre ao lado do esposo. Quando mataram Lavoisier ela contava 36 anos e abandonou completamente a sua atividade científica para se dedicar a vindicar a fama do marido. Marie-Anne sai da história para que esta seja ocupada completamente com a figura do marido. Ante tal sacrifício, os cientistas do século XXI poderiam deixá-la de novo à margem, atrás de seu homem? Não devemos questionar a sua obra para recuperar a sua valia científica? Pretendemos aprender mais sobre a sua humanidade e refletir como se comportou: como uma dona de casa? como uma salonniere? como uma autêntica cientista? ... ou o quê?

Impresso
R$ 51,20

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Biografia, Ciência, Não Ficção, Experimentos & Projetos, Mulheres, Química Palavras-chave: cientista, franÇa, histÓria, quÍmica

Características

Número de páginas: 42
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.