Agbook

Pensão por Morte na União Estável

Esta página foi vista 747 vezes desde 13/09/2017

Por: Aline C. F. Minutti Jaqueline C. F. Marques

No Brasil, sabemos que o Regime Geral de Previdência social dá a possibilidade de concessão de benefícios decorrentes de infelizes necessidades como a pensão por morte, tema aqui a ser tratado. A escolha deste tema, não foi por acaso ou por ser mais fácil discorrer a respeito, o motivo real é o gosto acentuado por essa matéria que, sem sombra de dúvidas irá nortear minha carreira profissional. O presente trabalho tem como objetivos gerais discorrer sobre a pensão por morte, sua relevância e a análise da Lei 8.213/91 no que diz respeito à pensão; as dificuldades para provar a união estável no âmbito administrativo, no que consiste a união estável e quais são os documentos exigidos para que se prove a existência desta. Insta salientar a importância e necessidade de analisar, discutir a real possibilidade e viabilidade da pensão por morte decorrente da união estável, e mais, serão abordados como objetivos específicos o surgimento da pensão por morte, seus requisitos para concessão, as pessoas consideradas dependentes do segurado e questões de ausência. A união estável será analisada no âmbito judicial através de jurisprudência e decisões judiciais. Já o âmbito administrativo, analisaremos a união estável dentro da Previdência Social, o direito que esta gera e como provar administrativamente. Questão relevante que será abordada nesta pesquisa é o direito da amante em obter pensão por morte. Analisaremos tanto o âmbito judicial, quanto o âmbito administrativo. Defendendo o direito que esta possui em obter a pensão por morte. Serão apresentados também os principais pontos controvertidos no embate da união estável, nas suas diversas expressões, quando relacionados com a definição de dependência para fins previdenciários. Sem perder-se o foco nos princípios e sua aplicação ponderada ao caso concreto, desenvolveu-se o tema analisando a legislação, jurisprudência e doutrina, a fim de trazer a lume o entendimento predominante a respeito do tema. A pesquisa sobre o tema “pensão por morte decorrente de união estável” foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos, jurisprudencial e legislativo.

Impresso
R$ 29,52

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Direito, Crimes Verídicos Palavras-chave: morte, pensão, união

Características

Número de páginas: 40
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.