Agbook

A CONSULTA AOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO E O PROCESSO SELETIVO FRENTE AO ENTENDIMENTO DO TST

Esta página foi vista 594 vezes desde 19/09/2017

Por: Jaqueline C. F. Marques, Pedro Henrique Minutti

O presente trabalho pretende examinar a constitucionalidade da atividade patronal de seleção de empregados utilizando-se como um dos critérios a não aparição em cadastros de inadimplentes civis.

Essa prática ganhou grande repercussão social a partir de um julgamento realizado pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho, no Recurso de Revista 38100-27.2003.5.20.0005, em que se assentou a constitucionalidade da realização desse tipo de consulta pelo empregador. No caso, o candidato pleiteava uma vaga como caixa.

No entanto, essa decisão imediatamente instalou uma enorme controvérsia. Alguns senadores já se manifestaram publicamente contrários ao decidido pelo Tribunal, com destaque para a Senadora Ana Amélia (PP - RS) e para o Senador Paulo Paim (PT - RS) que afirmaram tratar-se de decisão discriminatória.

Neste trabalho, portanto, iremos examinar a constitucionalidade da realização dessa consulta, tendo em vista o princípio da dignidade da pessoa humana (Art. 1º, III, da Cf. 1988), bem como o objetivo fundamental da República do Brasil de “promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art. 3º, IV, Cf., 1988), a “inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.” (Cf., art. 5º, X) e, ainda, a eventual incidência do princípio da valorização do trabalho. (Cf. arts. 1º, IV e 170).

Impresso
R$ 30,16

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Direito, Crimes Verídicos Palavras-chave: ao, aos, consulta, crédito., de, direito, empregados, emprego, processos, proteção, relação, seleção, órgãos, –

Características

Número de páginas: 48
Edição: 3(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.