Agbook

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais

O Pioneiro na Área da Saúde no Brasil

Por: Wagner Cardoso

O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) pode ser considerado uma ferramenta do processo de gestão do nível tático e com abrangência gerencial de nivelamento da demanda com o fornecimento de recursos (máquinas, mão de obra, insumos e suprimentos), partindo das projeções das vendas ao dimensionamento da capacidade produtiva. O S&OP tem o propósito de alinhar a capacidade produtiva com a demanda dos clientes para reduzir sobrecargas, subcargas e ociosidades, e consequentemente custos da operação. Com a implantação correta do S&OP o hospital ganha em agilidade e flexibilidade nas respostas aos anseios dos pacientes, organização do fluxo de materiais e informação e da execução dos processos de atendimento e suprimentos, maior controle e monitoramento do que foi previsto comparativamente ao que está sendo realizado, dentre outros pontos. Neste livro o autor se propôs a responder a seguinte questão: como adequar o processo S&OP ao setor de serviços hospitalares e como proceder a sua implantação neste ambiente. Portanto, o livro tem como objetivo geral analisar e elaborar uma proposta de adaptação do S&OP ao setor de serviços hospitalares e propor sua implantação através de um processo descrito por um procedimento passo-a-passo e preliminar no âmbito hospitalar, utilizando o pronto-atendimento como exemplo de aplicação. Para isso, o autor do presente trabalho descreveu, de acordo com a literatura, as etapas e os procedimentos do processo de implantação do S&OP e os adaptou ao ambiente de serviços hospitalares, com ênfase nos aspectos relacionados à gestão hospitalar no tocante à gestão da demanda por atendimento médico hospitalar, gestão da capacidade e nível de serviço. Neste caso, é importante ressaltar, que além de elaborar o procedimento do processo de implantação do S&OP para o pronto-atendimento de uma unidade hospitalar (tratado como objeto do estudo no capítulo Estudo de Caso), o desenvolvimento do trabalho deu ênfase a especialidade de clínica médica para o estudo de caso. Além da revisão bibliográfica, o livro utilizou-se do método estudo de caso exploratório, através das fontes de evidências documentais (coleta de dados), conversas e observações informais. Este livro visou também contribuir para a diminuição da escassez de material bibliográfico científico sobre S&OP aplicado ao setor de cuidados à saúde. Livro de leitura recomendada para cursos de Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Gestão Hospitalar, e quaisquer cursos de Pós-graduação nestas áreas supracitadas.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,50

Tema: Serviços Humanos, Engenharia E Tecnologia Ambiental, Engenharia, Engenharia E Tecnologia, Ciências Humanas E Sociais, Administração Palavras-chave: gestão, hospitalar, operations, operações, planejamento, planning, s&op, sales, saúde, vendas

Características

Número de páginas: 164
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-9535-056-4
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.