Agbook

O padre, o filósofo e o profeta

Esta página foi vista 397 vezes desde 15/04/2018

A América de Simão de Vasconcelos

Por: Lenin Soares

Para construir a América Portuguesa, após seu "descobrimento", os europeus se utilizaram, além da colonização física e política, uma dominação ideológica do espaço através dos seus textos escritos sobre aquele novo mundo. A partir das crônicas eles imaginaram uma América que era mais europeia do que americana. Uma destes textos foi a Crônica da Companhia de Jesus, escrita pelo padre jesuíta Simão de Vasconcelos. Nosso objetivo aqui é reconhecer esta crônica como o modo que este padre imaginou uma região americana, a saber o Brasil, nos atendo principalmente ao uso feito das referências a Antiguidade Clássica para a produção deste espaço americano. Concentramo-nos aqui nas referências feitas a Aristóteles, o filósofo, e Samuel, o profeta. Estas referências retornam aos autores clássicos como Vasconcelos é um homem do Renascimento, e como tal retoma os topoi renascentistas para manifestar o seu entendimento do mundo a sua volta.

Impresso
R$ 41,61

Ebook (epub)
R$ 22,14

Tema: Antigo, Antiga E Clássica, Américas, Geografia E Historia, Crítica Literária, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: américa, antiguidade, apropriação, colonais, colonial, crônicas, da

Características

Número de páginas: 211
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.