Agbook

A VESTIMENTA E A MODA

uma análise sobre a construção dos gostos

Por: Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre consumo de moda feminina realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Alves. O objetivo principal deste estudo foi verificar como são construídos os gostos em relação à escolha das vestimentas pelas mulheres. A pesquisa se deu a partir da análise de conteúdos de exemplares da revista Estilo da Editora Abril do período de junho/2008 a junho/2009. Alguns autores como: Pierre Bourdieu, Gilda de M. e Souza, G. Lipovetsky, entre outros, foram fundamentais para a discussão de conceitos relativos ao campo da moda e do consumo. Ainda foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas figurinistas que trabalhavam em lojas especializadas na venda de tecidos e mulheres clientes da mesma loja durante atendimento, na cidade de Natal/RN. Diante dos dados coletados, foi possível verificar os discursos disseminadores de formas adequadas de vestir por meio da fala das figurinistas e clientes que eram leitoras/usuárias da revista Estilo. Portanto, o estudo foi eficiente para perceber e entender como os discursos de moda são proferidos e difundidos no grupo de mulheres ao qual se direciona. Assim, há claramente uma produção e consolidação de tipos socialmente adequados e aceitáveis de vestir.

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Antropologia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Palavras-chave: consumo, e, moda, vestimenta

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.