Agbook

DENARIUS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A moeda de prata básica do início do Império Romano era o denário. Por decreto de César Augusto em 15 a.C., era quase pura prata, 95% -98%, e tinha um peso fixo e valor em relação ao resto do sistema monetário romano. Nos 270 anos seguintes, o teor de prata do denário diminuiu gradualmente e depois precipitou para cerca de 2%. Essa degradação ocorreu mais rapidamente nas províncias do que em Roma. As microestruturas de uma série de denários romanos retirados deste período são utilizadas para ilustrar essas mudanças.

O estágio final do denário era uma moeda de face dupla com um núcleo quase de cobre e uma superfície prateada. Isso produziu uma moeda de baixo custo com um valor aparente igual aos anteriores. Por fim, o revestimento da superfície ficou tão fino que rapidamente desapareceu depois que a moeda saiu da casa da moeda. Por esta altura (280 d.C.), a cunhagem de prata do império tinha perdido quase totalmente o seu valor e teve que ser reconstituída por Diocleciano. Entre as moedas mais estudadas encontra-se um denário de César Augusto em frente ao duplex, provavelmente uma falsificação precoce produzida durante sua vida em clara violação de seu decreto.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, Europa, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: denÁrio, histÓria, numismÁtica, roma

Características

Número de páginas: 26
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.