Por: ADEILSON NOGUEIRA
Quando você começar a colecionar moedas emitidas por cada imperador de Roma, deverá saber que uma das moedas mais raras é a de Valerius Aurelius Valens conhecido como Valens I ou Valens, o Usurpador.
Ele governou por um período muito curto de tempo. Era apenas a peça de um jogo de poder mais complexo, causado pela guerra entre Constantino, o Grande, e seu colega, Licínio.
No verão de 316, a luta pelo supremo e único poder do império estava em sua baía. Constantino lançou a campanha de Verona em 20 de setembro e no final de setembro conseguiu conquistar a capital, Siscia.
Licinius não tinha alternativa a não ser lutar e assim ele fez. Em 8 de outubro de 316, a batalha de Cibalae foi uma vitória total para Constantino e uma derrota total para Licinius.
Licinius fugiu, planejando continuar a luta no leste. Temendo que ele seja seguido por Constantino, Licínio decidiu deixar um chamariz para ele. Ele faz Valerius Valens, o governador da Dacia Ripensis, uma província romana de segunda classe dos Bálcãs, um imperador. Era muito plausível que Valens tentasse manter o poder e assim surgisse uma luta entre ele e Constantino, ajudando Licínio.
Ao mesmo tempo, Constantino se sentiu forte o suficiente para proclamar seus dois filhos mais velhos, Crispo e Constantino II, como Césares e herdeiros.
Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.
Deixe seu comentário: