Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Do Positivismo ao Neopositivismo em Direito

Alguns enfoques

Por: Claudionor Aparecido Ritondale

A evolução do Direito é permeada pela ideia de justiça. Haveria uma norma universal para ser seguida, ou tudo o que se tem como correto é determinado pelo ser humano, por intermédio de suas leis escritas, “positivadas” em Direito? A ideia de um Direito Natural oposta ao Direito Positivo pode até ganhar contornos de conciliação, se a abordagem for histórica, uma vez que muita especulação, desde os gregos antigos até hoje, houve que pudesse caracterizar uma espécie de Filosofia do Direito como disciplina praticamente autônoma.

Muito se poderia falar de Positivismo jurídico, Neopositivismo lógico, novos enfoques linguísticos, Pós-neopositivismo. O essencial, ainda, seria a perseguição infindável pelo justo critério, com o auxílio de instrumentos lógicos, lógico-matemáticos, lógico-linguísticos. Não se trata de aceitar modismos, mas de incorporar novas conquistas do pensamento humano, em novos aprofundamentos, ao estudo ético das leis, em sua constante evolução.

Alguns enfoques são possíveis nessa abordagem, como o que se aproxima da norma tributária, que se caracterizaria como algo original, uma vez que abordagens em matérias tão complexas quanto a da legislação de tributos exigem muito aprofundamento.

De qualquer forma, um início de reflexão é sempre possível, com abordagens de autores importantes, esclarecimento de posições, em busca de instigar o leitor à reflexão sobre a essência do Direito: o raciocínio sobre o que é aceito como certo e o que se pode ter como errado nas sociedades.

Impresso
R$ 63,28

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Filosofia / Religião, Ciência Forense, Não Ficção, Filosofia, Direito Palavras-chave: direito, jurídico, linguagem, lógica, neopositivismo, positivismo

Características

Número de páginas: 120
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.