Agbook

O Mundo das Abelhas

O Milagre da Natureza

Por: Israel Foguel

A apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia.

A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo.

Este livro destina-se aos iniciantes, aqueles que desejam criar abelhas em suas propriedades rurais e colher mel, própolis, pólen além de outros insumos das abelhas.

Este livro destina-se também aos pequenos apicultores que iniciaram recentemente na atividade e que possuem um número pequeno de colmeias instaladas, entretanto, encontram dificuldades básicas no lidar com as abelhas por não haverem ainda lido de um livro que fale sobre apicultura. Para estes, o livro vem suprir o grau de conhecimento básico necessário para uma criação de abelhas, segura, produtiva e rentável.

Você poderia perguntar: quais as vantagens de criar-se abelhas!

As abelhas produzem o mel, a própolis, o pólen, a cera e a geleia real, produtos diferenciados de alta aceitação no mercado e de alta atividade nutricional no organismo.

Atualmente trata-se de uma atividade de alta rentabilidade e percentual de lucro elevado, dado o elevado valor agregado que possuem os produtos das abelhas.

O mercado interno está forte e alicerçado para comercialização, com crescimento médio de 5% ao ano pelos consumidores que confiam e compram cada dia mais os produtos das abelhas. Quanto ao mercado externo, a Alemanha, a Suíça, os EUA e o Japão são tradicionais compradores dos produtos apícolas brasileiros.

Trata-se de uma atividade ecologicamente correta. As abelhas dependem das matas e florestas para produzirem seus insumos. A apicultura extrai os seus lucros sem depredar a natureza, sem destruir florestas mantendo ecossistemas e viabilizando a manutenção das contas do fazendeiro ou do produtor rural sem que este tenha que desmatar sua propriedade para torná-la viável economicamente.

A mão de obra é pequena tendo em vista que as abelhas realizam todas as suas tarefas como limpeza da colmeia, busca do próprio alimento e autonomia fisiológica diferente de outras atividades agropecuárias cujo a mão de obra é diária e cujo os animais são 100% dependentes da ação do homem para sobreviverem.

O valor do investimento inicial é pequeno quando comparado com outras atividades agropecuárias. A Apicultura é a mais barata em termos de investimento inicial em relação a outras atividades do campo.

A apicultura é, atualmente, 100% financiada por instituições governamentais como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundação Banco do Brasil, PRONAF entre outras instituições e linhas de financiamento de grande porte que acreditam na força da apicultura brasileira e no alicerce do seu mercado.

Se você se encaixa nesse perfil ou em parte deles e está cansado de batalhar em áreas agropecuárias de pouca rentabilidade você é um candidato a ser um apicultor.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,84

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Ciências Aplicadas, Natureza, Ciência Palavras-chave: abelhas, apicultura, cultura, de, insetos

Características

Número de páginas: 122
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-93232-34-3
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.