Agbook

Exemplos, exceções, metáforas...

Um estudo epistemológico da psicanálise

Por: Ronaldo Manzi

É precisamente sobre o modo de trazer a singularidade à reflexão teórica psicanalítica que Ronaldo Manzi se debruça nas páginas desse livro, através de um esforço bem alinhavado de investigar o sentido do recurso a analogias na elaboração metapsicológica e o estatuto paradigmático que certos casos possuem no interior dessa própria forma discursiva. E é interessante notar que tal projeto se inicie já com uma espécie de apresentação de caso, um peculiar caso clínico-literário, se tal expressão fizer algum sentido: o caso Bartleby. A ideia não é a de tentar conceber a estrutura psicopatológica de um personagem, buscando impor ao relato literário um raciocínio clínico. É o oposto que se passa aqui: trata-se de indagar a racionalidade clínica a partir da singularidade trazida pela narrativa literária. O que há de distintivo nessa singularidade e que a torna absolutamente relevante é o fato de ser uma singularidade qualquer. E esse é o ponto central da contribuição de Manzi à discussão epistemológica sobre o caso clínico em psicanálise, que apresentamos muito esquematicamente acima: há uma irredutibilidade radical do caso que é tomado como exemplar, pois sua força como exemplo decorre justamente não se deixar subsumir completamente nos polos opositivos da particularidade e da universalidade. Ou seja, ali onde certa compreensão epistemológica estaria disposta a colocar o caso como ocorrência particular de uma generalização que se pretende universal, Manzi ressalta, seguindo Agamben, que para a psicanálise um caso só pode ser exemplar em sua singularidade. (Herivelto P. Souza)

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 39,46

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Psicologia Social, Psicologia Clínica, Epistemologia, Psicologia, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: epistemologia, freud, psicanálise

Características

Número de páginas: 127
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-900517-0-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.