Agbook

Memórias do Paraguaçu

Esta página foi vista 58 vezes desde 07/08/2019

Reflexos de um passado presente

Por: Manuela Magalhães

Eu tive a sorte de publicar meu livro por uma editora alemã. Isso é maravilhoso, mas o valor cobrado é em euro, o que significa que poucas pessoas têm condições de comprá-lo. Pensando nisso, eu reeditei e republiquei o livro de forma independente, onde é possível comprar tanto a versão impressa quanto E- book por 1/4 do valor. A história de São Francisco é antiga, mas somente depois do movimento quilombola ela passou a ser contada. O relatório do INCRA de 2007 e algumas dissertações e teses sobre a região servem de auxílio para a compreensão de uma série de conflitos experimentados por esta comunidade desde 2005. O que se sabe antes disso, foi deixado pelos noviciados residentes no convento de Santo Antônio, hoje em ruínas. Essa história precisa ser contada.

Este livro se propõe a compreender os conflitos enfrentados em São Francisco, onde parte dos membros locais rejeita sua afro descendência. Para entender melhor tal objeção, faz-se necessário mergulhar na História do Brasil e da Bahia, com seus opulentes engenhos de açúcar, seus senhores e escravos. Através de um paralelo entre minha história pessoal e a história documental é possível observar que a herança presente no patriarcado senhoril é visceral e atravessa o tempo. Ao analisarmos as dinâmicas e interações sociais presentes nesta comunidade até o ano de 2014, podia-se perceber que a escravidão era uma realidade velada sob a égide de um terreno rendeiro. Entretanto, alguns membros da população dão início a uma jornada que mudaria para sempre a estática comunidade são franciscana, abalando as estruturas sociais e morais de seus habitantes. A luta pela posse de terra entre latifundiários e comunidade local eclode numa série de conflitos que culminam em antigas polêmicas. Essa segunda edição traz três capítulos extras, o que permite uma visão mais completa do que se pretende abordar neste ensaio.

Impresso
R$ 57,78

Ebook (PDF)
R$ 21,26

Tema: Historiografia, América Latina, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: bahia, da, história, história.

Características

Número de páginas: 189
Edição: 2(2019)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.