Agbook

Representação social da pessoa idosa na era do biopoder

Esta página foi vista 54 vezes desde 15/08/2019

Por: Wagner Ivan Fonsêca de Oliveira/ Kenio Costa de Lima

Esse livro é fruto de uma inquietação proveniente de uma consciência libertária em oposição a condutas sociais prescritivas e vigilantes pelas quais somos resignados. Mais do que isso, determinam nossa identidade subvertida ao assujeitamento ao longo da vida, instituindo uma biossociabilidade refratária à velhice. Em uma sociedade onde envelhecer é vergonhoso, ousamos nos desprender do pragmatismo cartesiano que custeia a fabricação de individualidades conformadas às estruturas de poder que exclui e desnaturaliza o processo de envelhecimento em busca de uma eterna juventude materializada a partir do lucro e produtividade.

Desse modo, essa obra busca mostrar como aspectos sutis da sociedade tem o poder de desvelar as modalidades de funcionamento político mais globais que produzem uma representação social da pessoa idosa e, ao mesmo tempo, reforça preconceitos contra a velhice. Para tanto, apoderamo-nos dos determinantes sociais que põe em cena o presente histórico, as possíveis relações entre teoria e prática, as lutas de resistência às práticas hegemônicas que estabelecem uma subjetividade assujeitada.

Devemos negar nossa própria identidade mediante uma consciência libertadora diante das amarras pelas quais nos fazem prisioneiros e nos conduzem a uma ilusão de uma vida privada. Não esperamos promover uma resistência assertiva, nem tão pouco uniforme, mas uma necessidade iminente de ressignificar a construção social da velhice alimentada pela audácia de pensarmos por nós mesmos. É preciso (re) existir para resistirmos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 30,53

Tema: Preconceito, Envelhecimento, Cuidado De Idosos, Família E Relacionamentos, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: biopolítica., corpo., envelhecimento.

Características

Número de páginas: 112
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-5697-984-1
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.