Agbook

NIKITA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Secretário Geral do Partido Comunista, cargo que assumiu logo após a morte de Stalin, Nikita Kruschev não teve dificuldade em erigir-se rapidamente no homem forte da União Soviética, acumulando o posto de chefe de Estado, em 1958.

No ano seguinte, dando continuidade à sua política de aproximação com os países ocidentais, tornou-se o primeiro estadista soviético a viajar para os Estados Unidos, onde se entrevistou com o presidente Dwight Eisenhower e o vice Richard Nixon.

Pouco mudou na União Soviética após a ascensão de Kruschev. Apesar das denúncias dos crimes de Stalin, feitas no XX Congresso do Partido Comunista em 1956, as perseguições políticas persistiram, a ingerência nos negócios dos demais países do bloco socialista continuou, e, o que é mais significativo, o Estado soviético prosseguiu dominado por uma reduzida casta de militares e burocratas privilegiados.

No âmbito das relações com os países capitalistas foi onde se verificaram as maiores mudanças, devido à tentativa do líder ucraniano em substituir a guerra fria pela política de “coexistência pacífica”, ampliando a negociação diplomática e o intercâmbio comercial com o Ocidente.

Em maio de 1960, apenas oito meses após a viagem de Kruschev aos Estados Unidos, um incidente militar colocava outra vez em confronto os governos de Washington e Moscou: um avião norte-americano U-2 fora abatido quando realizava missão de espionagem sobre território soviético. Embora as autoridades da Casa Branca procurassem descaracterizar o fato alegando que o aparelho fazia somente observações meteorológicas, os soviéticos apresentaram na ONU provas irrefutáveis sobre o caso, entre elas declarações do piloto Gary Powers em que confessava ser agente da CIA. Em consequência desse episódio, Kruschev retirou o convite feito a Eisenhower para visitar a União Soviética, e as relações entre as duas grandes potências esfriaram novamente.

Impresso
R$ 45,80

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Presidentes E Chefes De Estado, Historiografia, Ex Repúblicas Soviéticas, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: comunismo, socialismo, soviética, união

Características

Número de páginas: 109
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.