Agbook

A REPERCUSSÃO DO REGIME INSTAURADO PELO GOLPE DE 1°ABRIL DE 1964 NO MUNICÍPIO DE MARIANGÁ – PARANÁ.

Por: Eidivaldo Amarães.

A História Local e a História Regional são importantes para auxiliar a formação da identidade de pessoas que habitam uma determinada Região e não se identificam com a História Geral apresentada nos livros didáticos, pois estes privilegiam acontecimentos ocorridos nos grandes centros Urbanos nas Metrópoles, ou alguns Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dessa forma as pessoas não conseguem se ver como sujeitos da História, pois, para elas a História sempre é apresentada com personagens distantes de sua realidade e isso dificulta o engajamento nas lutas sociais para a transformação da sociedade em uma sociedade mais justa e fraterna. Nesse sentido, a possibilidade de utilizarmos as pesquisas com História Local e Regional durante o Ensino Fundamental e Médio, objetivando a formação de cidadãos críticos e sabedores do seu papel histórico na sociedade em que estão inseridos, contribuindo para a formação da identidade dos sujeitos.

O Historiador e escritor Eidivaldo Amarães, nos apresenta nessa obra, “A Repercussão do Regime instaurado pelo golpe de 1°abril de 1964 no município de Maringá-PR.”, a possibilidade de realizarmos uma reflexão acerca da importância do estudo de História Regional e Local para a Educação Básica no Brasil, bem como, menciona sugestões aos professores para trabalharem esta nova abordagem historiográfica em sala de aula, pois a mesma aproxima

O historiador do seu objeto de estudo, incorporando as suas práticas pedagógicas à análise de fatos históricos relacionados ao local e a região, diferentemente de uma visão historiográfica tradicional que apenas valoriza o estudo generalizado da chamada História Geral ou Nacional.

Também, apresenta interpretações de historiadores que discutem esta temática no universo historiográfico brasileiro, além disso, sugere algumas ações metodológicas para que as aulas de história possam ser mais prazerosas, uma vez que o conteúdo trabalhado terá um forte significado para a vida do aluno, nesse caso, partindo da análise de temas relacionados à região.

O estudo de História Regional e Local nem sempre teve importância no mundo acadêmico, apenas a partir do final da década de 1980, surgem trabalhos mais sistematizados relacionados ao tema. Isso só foi possível graças a uma nova concepção historiográfica que surgiu na França em 1929, denominada de Nova História.

Impresso
R$ 29,05

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Historiografia, Geografia E Historia, Educação, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: 1964, ditadura, história, local-, maringá, militar-, regional-

Características

Número de páginas: 77
Edição: 2(2019)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.