Agbook

Anti-arte

experimentos em artes visuais e poemas conspiracionais

Por: Mauricio Duarte

Anti-arte? Como assim?

Numa perspectiva ampla, ilustrar é “iluminar alguma coisa.” Desde Gutemberg, essa alguma coisa é um livro e a reprodutibilidade desse livro tinha sido garantida através dos tipos móveis criados pelo artista gráfico alemão.

Capturar a “essência” de algo não é a questão. A questão é: a poeticidade das ilustrações não significa nada sem um texto que as complete.

Podemos falar do lugar da ilustração em pesquisas acadêmicas e podemos falar sobre o lugar ontológico da ilustração.

Felizmente ou infelizmente, tudo o que podemos tocar, ver, cheirar e outras das capacidades cognitivas humanas (falando sobre linguagem específica) tem um discurso por trás, tem um texto por trás.

Contudo, a ilustração “em si mesma” não necessita disso. O tema é vasto e não se esgota; podemos dizer que a ilustração necessita de um texto para funcionar, mas ela tem suas próprias questões;

por exemplo: a ilustração pode ser narrativa, informativa e... publicitária.

Embora eu não esteja fazendo arte panfletária; minha arte é um tipo de “propaganda libertária” se isso existe ou existia. Não obstante, eu não estou atrelado a nenhuma corrente da assim chamada linha anarquista ou da corrente ortodoxa socialista e não, não estou

atrelado a nenhuma corrente direitista ou centralista. Eu sou um artista visual e minha arte (ou anti-arte) é neoísta, individualista, neodadaísta ou qualquer coisa que você queira chamar, nada mais e nada menos.

Interferências em pseudo-ready-mades, mídias alternativas em pinturas digitais e poemas temáticos compõe o livro que visa estabelecer diálogo entre as diversas esferas anti-artísticas do neoísmo.

Os limites entre ilustração, design gráfico e arte conceitual são estreitos quando levamos em conta que, na atualidade, a arte contemporânea chegou a um ponto sem saída, sem futuro.

As obras apresentadas neste livro correspondem às séries que intitulei Materialidades e Vermelho Célere.

Representam minha produção artística do anos de 2008 e 2009 nessa linha conceitual.

Impresso
R$ 51,31

Ebook (PDF)
R$ 15,07

Tema: Conceitual, Artista Individual, Artes Gráficas, Artes, Filosofia, Poesia Palavras-chave: arte, experimentalismo, peças, poesia, visual

Características

Número de páginas: 50
Edição: 7(2010)
Formato: A5 148x210
Coloração: Colorido
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.