Agbook

MEDITERRÂNEO

EM MOEDAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Os imperadores latinos em Constantinopla não emitiram nenhuma moeda em seu próprio nome. Moedas em eletro e cobre imitando cunhagens bizantinas anteriores e cunhagens contemporâneas dos estados rivais são atribuídas a eles, mas algumas dessas atribuições são contestadas. Quando os governantes do Paleólogo de Niceia recuperaram Constantinopla em 1261, eles restabeleceram a cunhagem de moedas lá com base em modelos tradicionais bizantinos.

Em meio milênio, de 1000 a 1500, a Europa deixou de ser um participante marginal no Mediterrâneo oriental e passou a desempenhar um papel ativo e até dominante em sua vida econômica e política. Em nenhum lugar essa hegemonia crescente é mais concretamente exemplificada do que no reino numismático.

Da dependência do centavo de prata pequeno e muitas vezes básico da Idade Média central, quase inútil para o comércio em larga escala ou para a grande capitalização de expedições militares, as casas de cunhagem europeias adicionaram gradualmente denominações de prata grande e moedas de ouro baseadas em moedas bizantinas e islâmicas. À medida que o domínio europeu na esfera monetária crescia, suas novas moedas tornaram-se a base do comércio mediterrâneo e foram adotadas por mestres coloniais latinos e até por governantes orientais autóctones. No início do período moderno, a maioria das moedas que serviam de base à economia comercial do Mediterrâneo eram de origem europeia ou baseadas em denominações latinas.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, Medieval, Europa, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: história, mediterrâneo, numismática

Características

Número de páginas: 33
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.