Agbook

Corpo, alma e espírito

Esta página foi vista 41 vezes desde 01/02/2020

Uma resposta à dicotomia de Berkhof

Por: Severino Tavares de Farias

CORPO, ALMA E ESPÍRITO

Esta obra trata de tema controverso que têm dividido as pessoas principalmente em duas posições: os dicotomistas, que acreditam o que o ser humano é composto por apenas dois elementos: corpo e alma/espírito, ou seja, apenas uma parte material, o corpo, e uma imaterial, que chamam tanto de alma como de espírito, sendo, para eles, o mesmo elemento.

Na a outra posição encontram-se os tricotomistas, que acreditam que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito. Esta corrente distingue alma de espírito, sustentando que o ensino bíblico distingue claramente as duas partes imateriais.

Um dos principais defensores e propagadores da dicotomia foi o famoso teólogo Louis Berkhof (14 de outubro de 1873 - 18 de maio de 1957), através de seu manual de teologia sistemática.

Ocorre que, em pesquisas aprofundadas sobre os fundamentos utilizados por Berkhof na sua defesa da dicotomia, foi encontrado um percentual enorme de inconsistências. A conclusão foi a superficialidade com que Berkhof tratou o tema, limitando-se a repetir referências bíblicas de outros dicotomistas. Afinal, tratar um assunto difícil como esse em cinco páginas do seu manual não se poderia esperar nenhuma profundidade.

Os fundamentos de Berkhof não resistem a um exame mais acurado em exegese e hermenêutica, ficando demonstrado diversas erros e manipulações de sentido dos textos bíblicos utilizados.

Esclarecemos que, assim como Berkhof, defendemos a teologia reformada, e que reconhecemos o valor de sua obra no campo reformado. Contudo, no tema proposto, a superficialidade de Berkhof é patente, não se sustentando após qualquer estudo minucioso sobre o assunto.

Tratamos de cada equívoco de Berkhof, explicando detalhadamente o sentido do texto e sua aplicação indevida. Imergimos em cada versículo biblico que trata do assunto em questão.

Fazemos uma correlação dos elementos constitutivos de todos os seres viventes na busca de melhor entendimento do assunto.

Por fim, fazemos uma abordagem tricotômica de um conjunto considerável de textos bíblicos que defendem a tricotomia. Tratamos da alma e do espírito vistos separadamente, um capítulo para cada. Demonstramos que seguir a aleatoriedade dos termos alma e espírito, como ensina Berkhof, implica em grande ofensa a várias doutrinas bíblicas, especialmente a doutrina da expiação.

É uma obra centralizada na Escritura, na qual nos aprofundarmos para levar o leitor a melhor entender o assunto.

Concluímos dizendo que nossa regra de fé e prática é a palavra de Deus, a qual se sobrepõe as fragilidades de qualquer doutrina teológica, as quais são idealizadas por homens.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 46,43

Tema: Inspiração E Crescimento Pessoal, Espiritualidade, Bíblia, Teologia, Religião, Corpo, Mente E Espírito Palavras-chave: alma, antropologia, berkhof, dicotomia, espírito, homem, tricotomia

Características

Número de páginas: 246
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-862-1002-6
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.