Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

CRÔNICAS DA EMIGRAÇÃO

Volume I

Por: Silvino Dos Santos Potêncio

A fonte inspiradora para eu abrir este Baú foi a leitura de muitos dos meus alfarrábios guardados em memória desde o tempo que eu vivi e trabalhei em Angola. Por se tratar de rascunhos e memórias eu tive que subdividir a Antologia de acordo com os estilos de cada tema. O começo destes textos do Volume I na forma de "Catramonzeladas Literárias" partiu da re-leitura do Livro Vermelho dos Cábulas.

Esse livro me foi oferecido pelo Excelso Amigo Dr António Caleya D Freitas, no tempo em que fomos Camaradas de Armas no Quartel General em Luanda, início dos anos 70 do Século passado. O Livro Vermelho reúne uma coleção de "pérolas" escritas como resposta dos alunos em prova escrita da língua Portuguesa, que são um corolário de erros gramaticais, fonéticos, e semânticos que nos deixam em transe de tanto rir com tais absurdos.

- Algumas destas minhas "catramonzeladas literárias" elas foram aqui escritas e adaptadas de forma satirizada, pelo meu modesto conhecimento da língua original. - Aquela que eu aprendi e apreendi nos poucos anos acadêmicos que eu me sentei no banco da Escola, do Colégio, e mais tarde do Liceu Salvador Correia em Luanda.

Eu digo "poucos anos acadêmicos" porque quando eu me preparava para entrar na Universidade (Em Angola o acesso passava pelos Estudos Gerais Universitários) tive que cumprir o meu Serviço Militar Obrigatório. E depois veio o Golpe de Estado do 25 de Abril, o tempo foi passando, enfim... hoje vos deixo as minhas memórias na certeza de que "quanto mais rimos, mais tristezas escondemos" porque as lágrimas nem sempre são da tristeza que nos vai na alma e sim da Alegria".

A grande maioria dos textos que o leitor encontrará aqui nesta colectânea, eles começam prácticamente todos com uma frase de entrada, em forma de citação ideológica e alegórica a uma qualquer “máxima filosófica e/ou apenas uma mera citação literária” sobre algum tipo de pensamento, de reflexão espiritual ou material. Cada pensamento, quer seja aqui conhecido ou não da maioria do público usuário da nossa língua em Português, ele está escrito de forma “Não acordada ortográficamente ”.

Todos estes eventos, contos e episódios aqui relatados, sendo fictícios ou não, eles, eu os apelidei de antemão com o verbete de “CATRAMONZELADAS LITERÁRIAS” porque são umas autênticas calinadas à gramática da Lingua Portuguesa em uso actual. Melhor dizendo eu entendo isto como sendo; assim se fala, assim eu o escrevi ao meu jeito! Espero que sejam do agrado dos leitores.

- Bem Hajam pois pela vossa leitura.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,52

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Literatura Nacional, Crítica Literária, Artes e Entretenimento Palavras-chave: catramonzeladas, literÁrias

Características

Número de páginas: 321
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.