Agbook

A ORAÇÃO COMO MISTÉRIO, MILAGRE E ÊXTASE

Das práticas mágico-religiosas do politeísmo ao relacionamento pactual do monoteísmo

Por: Luiz Carlos Mariano da Rosa

Baseado no método histórico-comparativo de Mircea Eliade, o Prof. Luiz Carlos Mariano da Rosa sublinha que se os gestos arquetípicos na cultura oral e politeísta caracterizam-se como hierofanias, circunscrevendo os acontecimentos originários e a sua revelação in illo tempore através de uma concepção que afirma o determinismo da História, a revelação pessoal de Deus no monoteísmo traz a concepção de História como uma teofania, o que implica a existência de uma vontade suprema em uma sequência ininterrupta de fenômenos teofânicos correlacionados no tempo e no espaço. Dessa forma, sublinhando que a evocação dos acontecimentos que tiveram lugar ab origine converge, segundo a perspectiva mítico-religiosa, para a manifestação das forças sagradas, o trabalho assinala que tal invocação implica uma correlação de narrativas míticas e gestos e ações paradigmáticas que se destinam a suscitar o poder sagrado e a produção de seus efeitos, ressaltando a prece como poder mágico de exercer influência sobrenatural, como afirma Mauss. Assim sendo, sobrepondo às práticas mágico-religiosas e às recitações míticas dos processos litúrgico-rituais do politeísmo o relacionamento pactual do monoteísmo de Israel, o Prof. Luiz Carlos Mariano da Rosa analisa a oração que caracteriza o monoteísmo judaico-cristão segundo a perspectiva bíblico-teológica veterotestamentária, assinalando o relacionamento pactual que encerra Javé e Israel como um processo que implica a Sua invocação como Deus, que converge para manifestações e intervenções na vida do povo em sua realidade concreta, perfazendo, segundo a perspectiva bíblico-teológica neotestamentária, uma construção que encerra a expressão da existência escatológica e realização de si em Bultmann em um movimento entre a contingência e a transcendência que traz a emergência da criatividade diretiva de Deus em Tillich.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 56,03

Tema: Bíblia, Teologia, Religião, Oração Palavras-chave: bultmann., catolicismo., eliade., islamismo., marcel, mauss., mircea, monoteísmo., oração., paul, politeísmo., protestantismo., religião., rudolf, teologia., tillich.

Características

Número de páginas: 198
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-990-7160-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.