Agbook

A POLÍTICA DE TURISMO E AS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Esta página foi vista 2344 vezes desde 05/01/2011

O CASO DOS CIRCUITOS TURÍSTICOS DE MINAS GERAIS

Por: Marcos Knupp

Este livro está baseado em um estudo realizado em 2008 e 2009 que culminou em uma dissertação de mestrado em Administração na Universidade Federal de Lavras, com auxílio da CAPES. Ele se realizou sob a ótica dos atores que compõem os Circuitos Turísticos de Minas Gerais: como eles funcionam e quais as dinâmicas que os caracterizam. O estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meio de circuitos turísticos. Tal política se justifica devido à sua grande extensão territorial e à grande quantidade de municípios, bem como por priorizar um modelo de gestão que privilegia o desenvolvimento integrado da atividade. Minas Gerais tem 58 circuitos turísticos que abrangem todas as regiões do estado, sendo 45 deles certificados pela Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais. Os circuitos são formados por municípios de determinada região, que se agrupam para desenvolver o turismo local, caracterizando um formato organizacional muito próximo às definições de redes. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Portanto, ele foi construído por meio de três temáticas fundamentais que seriam as redes sociais, as políticas públicas e o turismo, ainda pouco abordadas conjuntamente na literatura acadêmica brasileira atual. Os resultados obtidos sugerem a existência de uma grande diversidade dos circuitos, bem como a existência de uma incipiente atuação em rede. É identificado um novo ator que, apesar de pouco tempo de existência, apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito de redes é um tanto quanto superficial.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 38,82

Tema: Administração, Ciências Humanas E Sociais, Turismo Palavras-chave: circuitos, de, politica, turismo, turísticos

Características

Número de páginas: 192
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-914525-0-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.