Agbook

HISTÓRIA DA FILATELIA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Um selo postal é uma coisa minúscula, mas contém em seus pensamentos espaciais retratados o abraço, o começo e o fim das coisas, a vida, a morte e não sabemos o que mais...

Para alguns, a filatelia tem sido chamada de ciência. Talvez ela não mereça um título tão exaltado, mas abre para nós um amplo campo de pesquisa, no qual podemos encontrar muitas coisas curiosas, interessantes e instrutivas. Ela treina nossos poderes de observação, amplia nossas percepções, amplia nossas visões e acrescenta ao nosso conhecimento de história, arte, idiomas, geografia, botânica, mitologia e muitos ramos afins da aprendizagem.

A primeira carta da qual temos algum conhecimento particular foi aquela pela qual Davi alcançou seu mau propósito de enviar Urias, o hitita, à vanguarda da batalha, para que ele pudesse ser ferido e morrer. O infeliz Urias era ele mesmo o mensageiro, levando consigo a carta fatal a Joabe. Jezebel, de rosto descarado, forjou o nome do marido real em letras, de modo que nosso primeiro encontro com cartas na história das escrituras mostra que elas poderiam ser usadas tanto para o mau quanto para o bom propósito.

Assim como os citas fizeram contratos, misturando o sangue quente de seus corpos em um copo e bebendo dele, os persas usavam letras vivas em suas primeiras correspondências. Heródoto nos conta como eles rasparam a cabeça de seus mensageiros e pressionaram ou marcaram a "escrita" em seu couro cabeludo. Eles eram silenciados até que os cabelos crescessem novamente e ocultassem a mensagem, quando os corredores eram enviados em suas diversas viagens. Um mensageiro ao chegar ao seu destino era novamente barbeado e a epístola era esclarecida aos olhos do observador.

Este era um método primitivo, um dos muitos que estavam em voga entre os antigos. Sob Dario I, os persas tinham um serviço de mensageiros do governo, para quem eram fornecidos cavalos prontos em selas a distâncias especificadas em sua rota, para que o governo pudesse enviar e receber comunicações com as províncias. "Nada no mundo é transmitido tão rapidamente quanto as mensagens dos correios persas", dizia Heródoto.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 43,32

Ebook (epub)
R$ 22,60

Tema: Selos, Europa, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: colecionismo, filatelia, história, hobbies, selos

Características

Número de páginas: 78
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.