Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A ORDEM DO DRAGÃO E VLAD DRACULEA

CONSILIUM ORDO DRACONIS ANTIQUITAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A Ordem do Dragão (Societatis Draconistrarum ou seu nome mais secreto Societas Ordo Draconistellarum Secretum) foi e ainda é uma instituição, semelhante a outras Ordens de Cavalaria da época, modeladas na Ordem de São Jorge (1318). Foi criada em 1408 pelo Sacro Imperador Romano Sigismundo (quando ainda era Rei da Hungria) e sua rainha Bárbara Cilli, principalmente com o propósito de obter proteção para a família real. De acordo com seu estatuto (que sobrevive em cópia de 1707), a Ordem também exigia de seus iniciados a defesa da Cruz e a batalha contra seus inimigos, principalmente os turcos. A ordem original era composta por vinte e quatro membros da nobreza, incluindo figuras notáveis como o rei Alfonso de Aragão e Nápoles, e Stefan Lazarevic da Sérvia.

Em 1431, Sigismundo convocou para a cidade de Nuremberg vários príncipes e vassalos que considerou úteis para alianças políticas e militares. Seu objetivo principal era iniciar o grupo na Ordem do Dragão. Um deles era Vlad (pai de Vlad, o Empalador), um pretendente ao trono do principado da Valáquia (hoje parte da Romênia moderna), que na época servia em Sighisoara como comandante da fronteira guardando as passagens nas montanhas da Transilvânia para a Valáquia da incursão inimiga. Enquanto estava em Nuremberg, Vlad também recebeu a promessa de Sigismundo de apoiar sua reivindicação ao trono da Valáquia. Mas levaria mais cinco anos antes que essa ambição pudesse ser realizada.

A Ordem do Dragão adotou como símbolo em 1408 a imagem de um dragão circular com a cauda enrolada no pescoço. Nas costas, da base do pescoço à cauda, estava a cruz vermelha de São Jorge no fundo de um campo de prata. Com a expansão da Ordem, outros símbolos foram adotados, todas variações sobre o tema Dragão e Cruz. Por exemplo, uma classe da Ordem usou um Dragão sendo estrangulado com uma cruz pendurada nas costas; outra apresenta uma cruz perpendicular a um dragão enrolado com as inscrições "O quam misericors est Deus" (vertical) e "Justus et paciens" (horizontal). Outros emblemas da Ordem incluíam um colar e um selo, cada um com uma forma variante do motivo do dragão.

Vlad estava obviamente orgulhoso dessa conquista. Mais tarde, ele mandou cunhar moedas que mostram de um lado um dragão alado. Seu brasão de armas pessoal também incorporou um dragão. Em todos esses casos, o dragão tinha a intenção de transmitir uma imagem favorável tirada da iconografia medieval em que o dragão representa a Besta do Apocalipse (Satanás), que é morto pelas forças do bem (Cristianismo). Vlad assumiu o apelido de "Dracul" em referência à sua entrada na ordem. A palavra "Dracul" tem sua origem no latim "Draco" que significa "o dragão".

Seu filho Vlad (mais conhecido como Vlad, o Empalador) usava o apelido de "Drácula" no contexto de "filho de Dracul" ou "filho daquele que era membro da Ordem do Dragão". Mais uma vez, foi usado como um termo de honra. Em várias ocasiões, Vlad (o Empalador) assinou documentos usando o nome. A palavra "dracul", entretanto, assumiu um segundo significado ("o diabo"), que foi aplicado aos membros da família Drácula por seus inimigos e possivelmente também por camponeses supersticiosos. Foi esse segundo significado que encontrou seu caminho em Um Conto dos Principados da Valáquia e da Moldávia (1820), de William Wilkinson, o livro no qual Bram Stoker encontrou o nome "Drácula". Não há nenhuma evidência de que Stoker sabia sobre a Ordem do Dragão.

Impresso
R$ 55,68

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Medieval, Europa, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: do, dragão, drácula, europa, medieval, ordem

Características

Número de páginas: 98
Edição: 2(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.