Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

HISTÓRIA MONETÁRIA ROMANA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

No reinado de Sérvio Túlio, 578 a.C., quando o início da história de Roma começa a se desvencilhar do caráter mítico do período anterior, encontramos alusões positivas ao "como" ou peso em libra do cobre, como uma medida geral de valor. Na nova constituição de Tullius, as diferentes classes em que ele dividia os cidadãos eram distinguidas de acordo com o número de moedas de cobre que possuíam. A riqueza exigida de cada classe, respectivamente, era de 20.000 para a primeira classe, 15.000 para a segunda, 10.000 para a terceira, 5.000 para a quarta e 2.000 para a quinta, que, no entanto, são avaliados por autores do século VI da fundação da cidade em número muito superior, erro decorrente do "como" já não ser, na sua época, uma libra no peso, embora ainda tivesse o mesmo nome, e representasse o mesmo valor nominal.

Plínio diz que Servius Tullius foi o primeiro a fazer com que esses lingotes de cobre fossem estampados com a imagem de um boi, uma ovelha e outros animais domésticos, possivelmente indicando a espécie de troca que seu uso facilitou. Esses lingotes tinham inicialmente uma forma quadrada oblonga, e vários deles foram descobertos nos tempos modernos estampados com as imagens de vários animais, conforme descrito por Plínio, e cuidadosamente preservados em diferentes coleções nacionais, onde estão, no entanto, entre os mais raros espécimes de dinheiro antigo.

Impresso
R$ 68,07

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Moedas & Medalhas, Itália, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: história, itália, numismática

Características

Número de páginas: 253
Edição: 2(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.