Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

LILITH, A PRIMEIRA MULHER

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Certos comentaristas do Gênesis adotaram a visão de que Eva foi a segunda esposa de Adão, para explicar o duplo relato da criação da mulher, no texto sagrado, primeiro em Gênesis 1:27 (E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou), e segundo em Gênesis 2:18 (E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele).

Eles dizem que a primeira esposa de Adão se chamava Lilith, mas ela foi expulsa do Éden e, após sua expulsão, Eva foi criada. Abraham Ecchelensis dá o seguinte relato de Lilith e seus feitos: Tuhoetres são alguns que não consideram os espectros como demônios simples, mas supõem que eles sejam de uma natureza mista, parte demoníaca, parte humana, e tem sua origem em Lilith, primeira esposa de Adão e Eb, príncipe dos demônios. Esta fábula foi transmitida aos árabes, a partir de fontes judaicas, por alguns convertidos de Maomé do cabalismo e rabinismo, que transferiram todos os textos judeus para os árabes. Eles deram a Adão uma esposa formada de barro, junto com Adão, e a chamaram de Lilith, descansando na Escritura: Homem e mulher os criou.

Na crença popular dos hebreus, Lilith ou Lilis é um espectro feminino na forma de uma mulher bem vestida, que fica à espreita e mata crianças. Os velhos Rabinos transformaram Lilith em uma esposa de Adão, em quem ele gerou demônios e que ainda tem poder para se deitar com homens e matar crianças que não são protegidas por amuletos com os quais os judeus de um período ainda posterior usaram como proteção contra ela.

Segundo a tradição judaica medieval, Lilith foi a primeira esposa de Adão, antes de Eva. Quando Adão insistiu que ela desempenharia um papel subserviente, Lilith criou asas e voou para longe do Éden. O caráter de Lilith não foi criado de todo, no entanto; os autores medievais recorreram a antigas lendas do lilītu alado - um demônio sedutor e assassino conhecido da mitologia babilônica.

Por 4.000 anos Lilith vagou pela terra, figurando nas imaginações míticas de escritores, artistas e poetas. Suas origens sombrias estão na demonologia babilônica, onde amuletos e encantamentos eram usados para combater os poderes sinistros desse espírito alado que atacava mulheres grávidas e bebês. Lilith migrou para o mundo dos antigos hititas, egípcios, israelitas e gregos. Ela faz uma aparição solitária na Bíblia, como um demônio do deserto rejeitado pelo profeta Isaías. Na Idade Média, ela reaparece em fontes judaicas como a terrível primeira esposa de Adão.

Impresso
R$ 51,76

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Medieval, Judaico, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Doutrinas Bíblicas Palavras-chave: bíblia, judaísmo, lilith

Características

Número de páginas: 49
Edição: 2(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.