Agbook

ONCE UPON A TIME UM INGLÊS...

A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta

Por: John D. Godinho

O inglês já foi taxado de idioma vira-lata por ser uma mistura de culturas e línguas, vindas dos anglos, saxões, jutos, frisões, viquingues, gregos, latinos e franco-normandos. E, fiel á sua natureza como um idioma de imigrantes, continuou sempre aberto para receber palavras e expressões de outros idiomas. Hoje, a despeito de seu nascimento tosco e sem-promessa, ele é a língua franca internacional, uma ferramenta fundamental e imprescindível no mundo dos negócios, ciências, atividades culturais, etc.

Quem precisa dessa ferramenta sabe que simplesmente aprender gramática e vocabulário já não é suficiente, porque as regras, dicas e vocábulos, aprendidos nos cursos de inglês, tendem a ficar soltos no ar, dificultando a integração e o diálogo num mundo globalizado. É necessário conhecer aquele conjunto de elementos que amarram e dão sentido ao que foi aprendido, isto é, o contexto no qual a língua reflete a realidade cultural dos povos que fizeram do idioma o que ele é hoje, sua história, comportamento, maneira de pensar, crenças, e outras características.

O livro ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... (3ª Edição), acompanha e descreve os momentos históricos que moldaram o idioma, o pensamento e as atitudes dos povos de língua inglesa, e que deram origem ao que muitos chamam de “armadilhas” e “esquisitices”. Trata-se de uma valiosa fonte de referência para professores, estudantes, ou meros curiosos que queiram conhecer a língua ou simplesmente mergulhar em sua história e cultura. Como diz a Folha de S. Paulo: “Um belo livro para aprender sobre a língua que somos obrigados a saber e que merece ser conhecida para além do ‘ei-bi-ci’ e dos produtos pop.”

Uma rápida leitura do “Sumário” deixa clara a abrangência do texto:

Cap. 1 - O inglês na boca do mundo...

Cap. 2 - Nasce o inglês...

Cap. 3 - A conquista normanda...

Cap. 4 - O inglês cresce e aparece...

Cap. 5 - Jogos de palavras...

Cap. 6 - Os sons do inglês...

Cap. 7 - O inglês em preto e branco...

Cap. 8 - O certo e o errado...

Cap. 9 - Ordem na casa...

Cap. 10 - O inglês na América...

Cap. 11 - O nascimento dos States...

Cap. 12 - O inglês americanizado...

Cap. 13 - Além do Mississippi...

Cap. 14 - O inglês dos imigrantes...

Cap. 15 - Inventando nomes...

Cap. 16 - As faces do inglês – Do formal ao proibido...

Cap. 17 - Os outros ingleses...

Cap. 18 - Para onde caminha o inglês?...

Índice cronológico da língua inglesa...

Lista de sítios na internet...

Bibliografia...

Índice remissivo...

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 51,61

Tema: Cursos E Idiomas, Geografia E Historia, Linguística Palavras-chave: ensino, história, idioma, inglesa, inglês, linguística, línguas

Características

Número de páginas: 372
Edição: 3(2011)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-911634-0-3
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (13 comentários)
26/06, 17:14 h
Daniel R. Pinto
Caro Professor, Sou um imenso admirador do seu livro "Once Upon a Time: Um Inglês". São raros, muito raros em nossa língua livros que combinam tamanha erudição com rigor nas informações, clareza na exposição e um senso de humor que torna a leitura agradabilíssima. Parabéns. Continue a escrever, e pense também, por favor, em lançar seu livro em formato kindle.
22/06, 17:14 h
Robin John Ayres
Adorei seu livro "Once Upon a Time um Inglês" excepcional, maravilhoso. Detalhado, abrangente. Acredito que não exista nada no mundo que se refira ao idioma inglês que não esteja no seu livro. Parabéns.
07/01, 13:36 h
MARCOS FERNANDO DA SILVA
ESTOU AGUARDANDO O MEU CHEGAR, PORÉM, FALARAM QUE É UM (FANTASTIC BOOK) I HOPE... ACREDITO QUE É ALGO EXTREMAMENTE NOVO E ANTIGO, MAS SOBRETUDO, INOVADOR... PARABÉNS... PROF/ TEOL. MARCOS FERNANDO.
28/01, 16:44 h
John D. Godinho
CARO LEITOR, PERMITA-ME TRANSCREVER ALGUNS TRECHOS DE RESENHAS E COMENTÁRIOS SOBRE AS EDIÇÕES ANTERIORES DO LIVRO “ONCE UPON A TIME UM INGLÊS...”
28/01, 16:40 h
John D. Godinho
FOLHA DE S. PAULO: “O inglês veio sem a magnífica cultura da língua inglesa...Quem estuda francês tem certa intimidade com a literatura, ao passo que quem estuda inglês tende a conhecer só produtos pop, como canções e filmes triviais... O livro Once Upon a Time um Inglês..., de John D. Godinho, conta a história cultural da língua e de suas singularidades...Um belo livro para aprender sobre a língua que somos obrigados a saber e que merece ser conhecida para além do ‘ei-bi-ci’ e dos produtos pop.”
28/01, 16:38 h
John D. Godinho
JOHN McCARTHY, DIRECTOR, BRASAS ENGLISH COURSE: “If you are curious about the English language, read this book! The author has written a fun, easy-reading book in Portuguese that gives the reader a panorama of the history of English…His sources, besides his own personal experiences, are many scholarly works only available to those with an advanced level of English. “Once Upon a Time um Inglês…” is great not only for information but also for entertainment! Highly recommended.”
28/01, 16:36 h
John D. Godinho
RODRIGO MOREIRA, THE BRITISH COUNCIL: “Your book is in fact very interesting and contains extremely useful information. Congratulations for such brilliant research.”
28/01, 16:35 h
John D. Godinho
MANHATTAN CONNECTION (Canal GNT): “...um livro que impressiona.”
28/01, 16:33 h
John D. Godinho
CLAUDINEI VIEIRA, Resenha do IG Ler: “O autor escreveu um livro cheio de bom humor, recheado de piadinhas e curiosidades sem perder em nada de objetividade e de um rigor histórico e gramatical. Além de conferir credibilidade e confiabilidade ao seu conhecimento técnico, pode-se ler “Once upon a time um inglês...” como uma espécie de relato de viagem emocionante e divertido...A erudição e a franqueza de Godinho...permitem ao estudante saber onde está pisando.”
28/01, 16:32 h
John D. Godinho
GAZETA MERCANTIL: “…A história do idioma inglês, contada por John Godinho, está cheia de passagens saborosas para o leitor.”
28/01, 16:31 h
John D. Godinho
PROF. JOSÉ QUERINO MACHADO FILHO, Diretor de Estudos dos UKCENTERS: “Once Upon a Time um Inglês...é excelente para quem trabalha profissionalmente com o idioma inglês, como também para aqueles que o estudam. É um livro didático e de entretenimento, de um background profundo da história da língua inglesa, que deveria ser adotado em todos os estabelecimentos de ensino de língua inglesa e nos cursos de níveis superiores de faculdades e universidades.”
28/01, 16:28 h
John D. Godinho
LENICE DO ROCIO BRANCO, Professora de Inglês Técnico, FEAD-Faculdade de Estudos Administrativos, Belo Horizonte: “...deliciei-me com tudo que li!...Obrigada pelo seu livro, ONCE UPON A TIME UM INGLÊS...”
28/01, 16:26 h
John D. Godinho
ELOISA DE OLIVEIRA LIMA, Diretora Pedagógica, Dice English Course, Rio: “ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... serviu-me, imensamente, como fundamentação para uma palestra que proferi no Forum Mundial de Educação...Parabéns

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.