Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A Origem do Universo, da Vida e do Homem

Ensaios Científicos e Filosóficos

Por: M. B. MORAIS

O livro intitulado A Origem do Universo, da Vida e do Homem, de autoria de M. B. Morais, Teólogo e Bacharel em Ciências Sociais, é fruto de uma exaustiva pesquisa, levada a efeito ao longo de mais de trinta anos, e leitura de mais de 1.000 livros, acerca das Ciências Naturais, Humanas e das Religiões comparadas.

Neste livro abordam-se as teorias da origem do universo, da vida e do homem, à luz das últimas descobertas da Arqueologia, da Astronomia, da Mecânica Quântica, da Biologia, da Paleontologia, da Genética, dentre outras.

No tocante à origem do universo, indaga-se, o que existia antes do Big Bang? Bem como o que fazia Deus antes de criar o universo? No entender de Hawking: “Na teoria newtoniana, no qual o tempo existia independentemente de qualquer outra coisa, seria possível indagar: 'O que deus fazia antes de criar o universo'? Como disse Santo Agostinho, não se deve brincar com isso, como fez aquele que disse: ele preparava o inferno para aqueles que perscrutam seus profundos mistérios. Trata-se de uma pergunta séria sobre as quais as pessoas têm refletido em todas as épocas. Segundo santo Agostinho, antes de criar os céus e terra Deus não criou absolutamente nada.” (HAWKING, Stephen. O Universo Numa Casca de Noz. São Paulo: Mandarim, 2001). Destarte, Stephen Hawking, em seu recente livro The Grand Design, afirma que não há necessidade da hipótese de Deus para explicar o universo, visto ser necessária, tão somente, a Teoria da Relatividade, especialmente no que respeita à Força de Gravidade, e da Mecânica Quântica.

O Autor deste livro demonstra, fundamentado em exímios cientistas, como Fred Hoyle (astrônomo inglês da Universidade de Cambrigde, Inglaterra e dos observatórios do monte Wilson e do monte Palomar, EUA); bem assim no físico brasileiro Mário Novello (em 2004 recebeu na França o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lyon), que o universo É ETERNO, ou seja, o universo sempre existiu e sempre existirá, porém passa por fases de contração (colapsante, grande esmagamento, Big Crunch,) e de expansão (explosão, Big Bang), que duram dezenas de bilhões de anos. – O Big Bang atual deu-se há cerca de 13,7 bilhões de anos.

Concernentemente à origem da vida, Merecem destaques as experiências dos catedráticos da Universidade de Chicago, Stanley Miller (1930-2007) e Harold C. Urey (1893-1981 - Nobel de Química em 1934), realizadas em laboratório, em 1953, com aparelho em forma de alambique, que comprovaram a teoria do russo Alexandre Oparim (1894-1980), formulada em 1924, e, independentemente em 1929, pelo inglês J. B. S. Haldane (1892-1964), segundo a qual a atmosfera primitiva do planeta Terra era composta por: amônia (NH3 ), metano (CH4 ) hidrogênio (H2 ) e vapor d’água (H2O ); e que, expostos a relâmpagos (descargas elétricas) e raios gamas, estes gases e compostos teriam reagido, originando aminoácidos que se combinaram e formaram proteínas. Tal experimento foi publicado em maio de 1953 pela revista “Science”, e teve grande repercussão no meio científico e religioso, e foi chamado de "Experimento de Urey-Miller", conhecido, também como "Sopa Orgânica", da qual teriam evoluído as primitivas formas de vida, que teriam sido enriquecidas por esporos de vida advindos de outros sistemas solares, no interior de cometas que se chocaram com a Terra (origem da água), teoria esta chamada de Panspermia, defendida por diversos cientistas eminentes.

Relativamente à origem do homem, demonstra com fundamento na Paleontologia, Arqueologia e Antropologia, que o homem e os macacos têm como ancestral o pliopiteco, primata que viveu há 20 milhões de anos; destarte, o porquê o homem tornou-se bípede, após descer das árvores devida a uma mudança climática na África, e como desenvolveu o cérebro, após a descoberta do fogo e sua utilização para o cozimento dos alimentos, com um melhor aproveitamento de suas calorias – somente o cérebro consume 35 % das energias alimentícias...

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 31,38

Ebook (PDF)
R$ 13,99

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Ciências Biológicas Palavras-chave: ciência, e, filosofia

Características

Número de páginas: 90
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.