Agbook

Economia Política, Autopoiese e Sustentabilidade

Por: João Batista da Silva Oliveira

Possui como tema as interações que se estabelecem entre Sistema Capitalista e Sistema de Gaia. Situa-se no âmbito da Economia e Complexidade e possui como problema responder se é possível inferir um construto às Ciências Econômicas que leve em consideração a capacidade de autocriação do Sistema de Gaia. Possui como objetivo maior apresentar a Teoria da Autopoiese como referencial ao conceito de sustentabilidade. Possui como objetivo geral aplicar os princípios da Teoria da Autopoiese ao construto maximizador, denominado homem econômico, de tal modo que seu a acontecer se dê gerando menor dano ao meio-ambiente, garantindo a capacidade de autocriação do Sistema de Gaia.

A hipótese que me orienta atesta que a partir dos princípios da Teoria da Autopoiese, tais como, laços retro-alimentadores; redes; componentes; estabilidade; acoplamento estrutural, dentre outros, possa se estabelecer um conceito ideal de sustentabilidade a ser levado em consideração pela Economia Política.

A hipótese auxiliar prevê que o crescimento econômico sob a perspectiva dos modelos de inspiração neoclássica não é sustentável, ocorrendo de forma entrópica. Em outros termos prevê que o crescimento econômico tendo em suas bases valores, tais como, a maximização de utilidades; maximização da produção; o atomismo; o reducionismo, no sentido em considerar desejável para o nível global tudo o que é desejável em nível individual gera impactos ecológicos. Compromete a capacidade de sobrevivência de outros seres vivos e de gerações futuras, enfim ocorrendo de forma entrópica, gerando desordem no meio.

Impresso
R$ 34,69

Ebook (PDF)
R$ 13,29

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Economia Palavras-chave: autopoiese., dissipativa., ecológicos., economia, estrutura, impactos, política., sustentabilidade

Características

Número de páginas: 75
Edição: 1(2009)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.